domingo, 13 de março de 2011

Meditação - Eclesiastes 8:11-13


Eclesiastes 8:11-13


11 Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, por isso o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para fazer o mal.
12 Ainda que o pecador faça o mal cem vezes, e os dias se lhe prolonguem, contudo eu sei com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele.
13 Porém o ímpio não irá bem, e ele não prolongará os seus dias, que são como a sombra; porque ele não teme diante de Deus.

                Essa é outra passagem que eu já havia lido algumas vezes, ou segundo Charles Spurgeon, não tinha lido até então1. No versículo 11 fala que o juízo (ou como nós chamamos, castigo) não vem logo, imediatamente, sobre a vida de que pratica a má obra, o pecado.
                Tudo o que plantarmos é o que iremos colher. Devemos entender que o nosso amanhã depende das decisões que tomamos hoje2. Muitas vezes praticamos o pecado porque o castigo não vem logo, pois se viesse, assim que pecássemos seríamos castigados e não pecaríamos mais. Só que não é assim que acontece.
                Nesse trecho de Eclesiastes, o Pregador fala que se aplicava as coisas que aconteciam debaixo do sol (Eclesiastes 1:13) e pode notar então qual o fim dos justos e o fim dos ímpios.
                De manda o Seu profeta dizer para pararmos de fazer o que é mal, o que não é reto diante do Senhor (Isaías 1:16) porque Ele é amplamente misericordioso e sabe qual o fim dos que praticam e dão lugar à maldade. No versículo 13 da passagem citada, a Bíblia fala que o ímpio não irá bem mais cedo ou mais tarde. Seus dias não serão prolongados e por temer a Deus e não ter uma comunhão com o Pai também não desfrutar da verdadeira paz, do amor, da cura, etc.
                Quanto aos que temem ao Senhor, aos que são chamados filhos de Deus, esse também sabem o qual o fim que terão, qual o bem que há de suceder em suas vidas. Essa segurança que a palavra nos confere nos faz ir adiante com a esperança deste bem.
                Que nós aprendamos a semear o que é bom e como diz em Filipenses 4:8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”

1 – Citação do livro “Como Ler a Bíblia – Charles H. Spurgeon”;
2 – Frase do Bispo Robson Rodovalho – Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra

PS.: Enquanto estive escrevendo esta ministração, senti vontade de postar também uma música chamada "Deus de Pactos - Marcos Witt". Estou postando uma versão dela em português. Para fazer o download da música "Deus de Pactos", clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário