quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A Verdade

                Vamos então à verdade. Falar a verdade nem sempre é bom (visto a curto prazo, individualmente), mas sempre é bom (a longo prazo, coletivamente). Não entendeu? Vamos bater um papo sobre esse assunto.
                A verdade, não é somente não contar mentiras, ou omitir partes de alguma coisa. É tudo. A verdade leva à integridade, que por sua vez, como disse certa vez o Pr. Kleber, gera autoridade no céu.
                Quanto à afirmativa no primeiro parágrafo, queria explanar através de breves acontecimentos da minha própria vida.
                Por várias vezes, me vi em situações desconfortáveis para contar uma pequena verdade, como por exemplo, quando acontecia algum imprevisto e eu tinha que usar dinheiro do cofre da minha mãe. Eis a questão: avisar pra ela ou não? Se eu não avisasse, que mal faria? E se eu avisasse o que aconteceria? Já experimentei dos dois. E talvez você também. Quando eu não contava, inexplicavelmente aconteciam vários outros imprevistos, tornando meu problema em uma bola de neve. Quando eu contava, ela entendia a situação, Deus dava graça para que ela não desse nenhuma bronca e tudo se resolvia, e se houvessem outros imprevistos, pelo menos o primeiro tinha sido explicado.
                Talvez agora você ache que eu esteja “viajando” ou “enchendo linguiça”. Mas não. Minha mãe sempre diz que quem rouba uma agulha pode roubar um avião se tiver oportunidade. A situação é a mesma. Entenda que se você não conta a verdade em uma situação que parece boba, você não vai contar em uma que for mais grave. Você tem que praticar, adquirir o hábito, a boa maneira de falar sempre a verdade. Além de que vão passar a confiar mais em você.
                Jesus ensina que Ele próprio é a verdade (João 14:6). Sendo assim, entendemos que só conseguiremos participar desta verdade se estivermos comprometidos com Ele. Em João 8:32, aprendemos que a Verdade nos liberta. Reflita nisso agora e veja que realmente a verdade, ou a Verdade, pode nos libertar: de confusões, de máscaras, duplas-personalidades, etc.
                Para esclarecer e concluir, pessoas que não tem Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas não podem, ou melhor, não conseguem viver a verdade, ou a Verdade. São enlaçadas pela mentira, pelo medo de encarar a dor que a verdade pode causar. Não são elas mesmas.
                Veja você como você é. Se você não tem nada, você não tem nada. O que você tem é diferente do que Deus quer que você tenha. Quando você admitir sua condição, a sua verdadeira condição, você irá sentir a verdade de Deus te libertando. Sentirá que então você é você, e que não precisa ser mais ninguém. Deus então poderá te moldar e trabalhar em você, para que você seja, verdadeiramente, mais que vencedor!

P.S.: Quero deixar para vocês um vídeo que Deus ministrou em meu coração.
Talvez não tenha tanto haver com a ministração, mas tem haver com coragem para encarar desafios. A verdade de certa forma é um desafio. Se você já assistiu, vale a pena ver novamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário